sábado, 6 de fevereiro de 2021

Pandemia: Atividade do Cartunista Edra Durante a Pandemia Resulta na Publicação de 4 Livros


 Edra produziu um tipo de desenho que até então nunca havia experimentado
ao longo de 40 anos de profissão como cartunistas

Volumes serão lançados, presencialmente, na abertura em uma exposição com os 140 desenhos que compõe as edições. Enquanto a pandemia impede a realização, os livros já podem ser adquiridos diretamente com o próprio autor.

    Logo no início do isolamento social imposto pela pandemia, o cartunista Edra também recorreu aos livros, músicas e filmes como algumas das atividades para preencher o tempo ocioso. Porém foi na própria habilidade de desenhar que ele encontrou a melhor fórmula para enfrentar os obstáculos e todo transtorno emocional da inatividade que se estendeu por um longo período de angústia, temor e incertezas. 

    Certa noite na sala de sua casa, Edra pegou uma caneta esferográfica e começou, do nada, a rabiscar nos papéis que estavam ao seu alcance, sem a menor ideia do que ia ser produzido. Foram 365 desenhos que na medida que iam surgindo, ele postava nas redes sociais. De uma forma totalmente diferente do universo dos cartuns, charges, caricaturas e quadrinhos, exercida por nos seus 41 anos de profissão completados em janeiro deste ano.


    Surpreendido com o resultado inusitado, Edra resolveu publicar um livro e, pela importância do registro do momento, o artista resolveu convidar amigos dos mais variados segmentos profissionais para compor o livro com seus textos e serem protagonistas deste momento marcante em que vive a humanidade, com os seus depoimentos e revelações de que maneira enfrentaram e ou reagiram diante da adversidade e o impacto causado pelo Covid-19.

Foram exatamente 365 rabiscos durante um período 
da quarentena na pandemia do Covid-19

    “É a força da arte em nossas vidas. Uma forma de preencher o vazio, servindo de válvulas de escape, amenizando a minha tensão. Para mim foi uma grande surpresa. Cada figura abre um leque de interpretações que, ao mesmo tempo, levam a reflexões, manifestam emoções coletivas e os mais variados sentimentos: Agonia, Saudades, Sofrimento, Desespero, Esperança, Amor, Pavor, Incerteza, Rancor, Compaixão, Empatia, Fragilidade, Impotência, Resignação, Alegria, Suavidade, Força, Determinação... São traços que vieram da alma e ilustram um capítulo muito triste na história da humanidade e que está atingindo o nosso planeta”, nos revela o artista.


Capas dos 4 volumes da série

    Denominada “Rabiscos Confinados”, a obra consiste em 4 volumes de 72 páginas cada. O projeto visa um lançamento presencial na abertura de uma exposição em data e local a serem definidos tão logo as restrições sejam abreviadas.



    Enquanto ainda não vislumbra uma data para o lançamento e mantém a esperança de ter a sua obra comercializada nas livrarias, a venda da publicação já está disponibilizada através de contato direto com o próprio autor: EDRA – (33)991503693 ou no insta @cartunistaedra


140 desenhos que compõem o livro, farão parte de uma exposição
 
Alguns dos rabiscos que compõem as edições:









O autor:



EDRA, Elcio Danilo Russo Amorim / Natural de Caratinga, MG – Brasil. Cartunista / Produtor Cultural / Design Gráfico / Jornalista / Editor. 
- Iniciou a profissão de cartunista no Correio Braziliense – Brasília / 1980 
- Premiado e selecionado em vários salões de humor no Brasil e no exterior 
- Realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga. O principal de Minas Gerais e está entre os melhores do país. 
- Idealizador/ Fundador da Casa Ziraldo de Cultura e da Gibiteca Turma do Pererê Membro da Comissão Julgadora de Premiação do Salão de Humor do Piauí (2005), Brasília (2005), Piracicaba (2018), Belém (2018) e China (2019) 
- Tem trabalhos publicados em diversos jornais e revistas brasileiros e do exterior. 
- 31 livros publicados, com destaque para o livro «Ziraldo - Ao Mestre Com Carinho», (Editora Melhoramentos) premiado com o Troféu HQ MIX. (2019) 
- Editor, Membro da equipe internacional do MAC – Morocan Association of Cartoon, dentro projeto “Cartoons Anthology” (Romênia) 
- Colabora para importantes editoras do país, tais como: Melhoramentos, Positivo, Moderna, FTD, Leya Edições, Pitágoras, Base Editorial(PR), Kroton, Alto Astral, FUNEC, Organização Educacional Farias Brito (CE) e ilustrações e capas para diversos autores. 
- Presidente da Associação Estação Cultural de Caratinga 
- Idealizador da 1ª Feira Literária de Caratinga (2018) 
- Editor fundador do jornal A Semana (1984) e Chargista do Diário de Caratinga, durante 13 anos. 
- Colabora com diversos sites de humor, com destaque para o Chargeonline e Brazilcartoon .

Nenhum comentário:

Postar um comentário