domingo, 21 de fevereiro de 2021

Artigo Sobre os Meus Livros "Rabiscos Confinados" - Por Margareth Maciel no Diário de Caratinga / 2021

Diário de Caratinga / edição de 21 de fevereiro de 2021
 

A Questão não está em pauta. 

Margareth Maciel de Almeida Santos (*)

    O mundo está virado de cabeça para baixo, mas o amor salvará a humanidade. Se Deus é amor, entende-se que é a Sua Misericórdia que salvará a terra. Essa é a conclusão que cheguei após ler “ Rabiscos Confinados” - “Reflexões diante de traços enigmáticos” do Cartunista, Produtor Cultural, Designer Gráfico, Jornalista e Editor, Elcio Danilo Russo Amorim, conhecido como Edra. 
    Na semana passada, a tristeza que assolava minha alma, me levou a fazer esse texto. Foi uma ousadia de minha parte solicitar ao Edra, sua permissão para comentar e dividir com vocês o que senti quando apreciava as mensagens profundas e sinceras que foram escritas sobre os “rabiscos” do referido artista. Esses também se mostraram tão sensíveis que geraram no autor “um leque de interpretações e ambíguos sentimentos”. 
    Ele relata como “ traços que vieram da alma e que ilustram um capitulo triste na história da humanidade”. Pura verdade amigo Edra! São os sentimentos de dor, de angústia, mas sobretudo de esperança, como se estivéssemos em um “ labirinto” atordoados é que descrevemos esse tempo de pandemia. 
    No momento em que lia os referidos textos, percebi que não era somente a minha alma que estava angustiada, sofrida, cansada, agitada, confusa, frustrações, inseguranças diante da “ Covid-19, Pandemia /2020”. Tive a sensação de que “todas e todos” que publicaram suas sensibilidades, suas percepções desse momento tão trágico, onde tantas vidas se foram, nos livros do Edra, se identificavam com as minhas emoções negativas e de impotência.          Registrei palavras como: “ nocivo, perigoso, brevidade assustadora, medo, virou do avesso, desequilíbrio emocional, repensar rumos, fragilidade física, expectativas, quedas, aflições, dúvidas, vírus invisível, acabar, impotente, engole, ti vírus, conturbados, desconfiança, confinados, perda irreparável, solidão, provação, fragilidade emocional, o tempo parou, caos, silêncio, fritos, necessidade, cansados, sucumbir e muitas outras que marcam “ o caos” provocado no planeta terra, por esse maldito vírus. 
    Apesar dos pesares, de todas as “incertezas e apreensões acerca do momento atual”, foi uma alegria quando a minha percepção sobre os sentimentos das almas que estavam presentes nos Rabiscos Confinados, direcionou para a esperança, o amor, as escolhas pelos caminhos da solidariedade. “ ISSO TAMBÉM PASSARÁ, PAUSA PARA RECONEXÃO, APRENDENDO COM OS SENTIMENTOS, FÉ, A BELEZA DA GENTILEZA, DO CORAÇÃO, O OLHAR EM EVIDÊNCIA, RESSIGNIFICAR, SORRIA VOCÊ ESTÁ NA PANDEMIA, APRENDEMIA, O NOVO PULO DO GATO e tantos outros títulos dados pelos os que foram tocados por aqueles rabiscos que refletiram “as inquietações, ansiedades, dificuldades, limitações” do amigo Edra. 
    É preciso recomeçar são as mensagens, e para isso em novas modalidades, porque da forma que a “ Mãe Terra” estava não dá para mais para prosseguir. Se tudo ficar como era, o que aprendemos com “ os aborrecimentos, com os momentos de isolamento, com o ano de provação”? 
    A “resposta está em nossas escolhas” foi o que eu aprendi nos Rabiscos Confinados. Preciso me consertar? Em quê? Na paciência, na humildade, no aprender a respeitar os diferentes? A amar o próximo como a mim mesmo? 
    A decisão surge lá do fundo do coração, um processo tão doloroso, mas necessário, como se fosse uma ordem de que é preciso a transformação, a maturidade. 
    A saudade da infância “brincando na rua com os amigos, sem camisa e o dia inteiro livre, soltando papagaios, quando os jovens eram mais corajosos que os mais velhos”, manifestada também nos Rabiscos Confinados foi uma forma de desejar o tempo que não volta mais. Simultaneamente representa o legado deixado por nossos pais, avós, tios, educadores que não mediram esforços para nos ensinar a amar, a conviver e viver com os nossos irmãos, mas na nossa humildade aprendemos com esse novo vírus que ainda estamos em um processo de aprendizagem. Sempre devemos aprofundar o reconhecimento de que “viemos do pó e ao pó retornaremos”. 
    Nos Rabiscos Confinados encontram-se mensagens de fé, de esperança, vinda de pessoas que “ radicadas” em lugares diferentes expressam uma linguagem única, parecendo nos dizer que o amor salvará a terra. É como se todo mundo desejasse crer ainda mais, procurar mais DEUS, amar a Cristo e o mundo. 
    Nesse contexto aflora em meus pensamentos o tema da Campanha da Fraternidade de 2021, que tem como objetivo, refletir sobre a necessidade do outro nos âmbitos da saúde, do meio ambiente, proporcionando o diálogo entre diferentes convicções: “ Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” e o lema “ Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. 
    Gostaria de citar aqui a pedagoga Elzi Russo Amorim, que nos ensinou que é “ o silenciar, a oração em Deus vivo em nossos corações, é que vai direcionar, nossa mente dando-nos sabedoria para viver bem e em solidariedade com os nossos semelhantes, nessa reviravolta que atinge o mundo”. 
    Ser uma pessoa melhor, este é o desejo do meu coração, exigir de mim uma vida nova, dominar os meus impulsos e nunca fugir dos olhos de Deus que tudo vê. 
    A você, Edra, o meu sincero agradecimento por me ajudar a enxergar ainda mais meus limites e fraquezas. Você é uma estrela! 
    “Nunca mais seremos os mesmos!” Nunca mais seremos iguais!” 
    PAZ E BEM! 

Obs: As expressões, palavras que se encontram entre aspas, foram retiradas dos livros Rabiscos Confinados. Não citei os nomes de quem os escreveram, mas retornando às leituras dos textos poderemos identificar. 

Margareth Maciel de Almeida Santos 
(*) Doutora em Sociologia Política Membro do Instituto Nacional dos Advogados do Brasil (IAB)

2 comentários:

  1. Como escritor Teofilootonense... foi um privilégio ser convidado pelo EDRA para textualizar um dos "Rabiscos Confinados"; e hoje assimilo que o resultado é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns realmente muito bem esclarecido e sincero realmente vivemos momentos dificil.

    ResponderExcluir