Cartunista Edra com Gabriel de Lima, aluno da E.E. Princesa Isabel |
CARATINGA- “O que você está achando do desenho?”, indagou Gabriel de Lima de apenas 12 anos. A resposta do cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, não podia ser outra: “Fantástico!”.
Esse diálogo representa o encontro entre um talento que está se despertando com o já experiente profissional na arte do desenho.
O estudante do 7° ano da Escola Estadual Princesa Isabel tem um talento impressionante e já se considera um cartunista. Autista, ele está incluído na classe comum de ensino regular com acompanhamento especializado de uma professora de apoio e mostra que não há empecilhos para a criatividade.
Na tarde de ontem, ele recebeu Edra para um bate-papo e aproveitou para receber dicas para aprimorar suas ilustrações.
O momento também foi de troca de presentes, Gabriel recebeu livros e revistinhas autografadas do artista. Por sua vez, Edra recebeu um desenho feito especialmente para ele.
De acordo com a diretora da escola, Elaine Lucas, o cartunista já é um parceiro da escola, inclusive no ano passado realizou uma interação com alunos dos anos iniciais. Desta vez, o chamado foi ainda mais especial. “O Gabriel tem o desejo, sonho do Gabriel de ser cartunista. Realmente é um aluno que tem potencial, percebemos isso no cotidiano, tem acompanhamento da professora, mas, sobretudo tem talento. Fizemos o convite, o Edra prontamente atendeu e veio para conhecer os trabalhos, também com intuito de orientá-lo, dar algumas dicas para aprimoramento do trabalho dele”.
Elaine ressalta que é gratificante presenciar a realização do sonho de um aluno e o reconhecimento do seu talento por um artista renomado. “Nos sentimos honrados, tanto de proporcionarmos esse momento de realização para o Gabriel, receber o Edra, que é um cartunista muito importante para nossa cidade e ao mesmo tempo ver que esse talento está aqui e faz muita diferença para nossa escola. É um aluno muito querido, que os colegas e professores admiram e nós até vendo esse potencial dele, temos um olhar especial para as habilidades que ele desenvolve”.
O TALENTO
Elisete Márcia Rodrigues é professora de apoio de Gabriel. Ela afirma que o desempenho do aluno em sala de aula é satisfatório e que ele é muito dedicado aos estudos. “Ele é um ótimo aluno, desenvolve muito bem as atividades, gosta de fazer, participar, tem um ótimo relacionamento com todos os colegas, todo mundo trata ele com muito respeito. Ele faz todas as atividades, geralmente é o primeiro a terminar e pede para desenhar. Nas aulas de História, a professora explicando, pego folha, ele representa tudo aquilo que ela explicou no desenho. Ele tem uma habilidade que admiro muito e incentivo o tempo todo”.
A professora relata que o garoto interpreta muito através do desenho, inclusive demonstrando suas emoções. “Quando vejo que ele está triste, pego folhas para ele, saio da sala em alguns momentos. Quando ele vai desenhar, parece que alivia, fala que no desenho demonstra tudo aquilo que está sentindo. Então, afirma: ‘Agora já estou melhor professora, posso voltar para a sala’. O desenho é a realização dele mesmo”.
Gabriel tem acompanhamento com a professora em todas as atividades. A inclusão de alunos com necessidades especiais é um direito, incentivado pela Escola Princesa Isabel. Acompanho ele em todas as atividades. É um aluno que acompanha a sala, alfabetizado. Temos pessoas que têm o autismo com grau muito mais elevado e não consegue acompanhar a sala, não é o caso dele. Tem mais dificuldade na matemática, não gosta muito, mas também consegue fazer as atividades com meu apoio, ajudo ele dia a dia”.
O pequeno artista afirma que gosta de desenhar tirinhas, mangás e carrinhos. Os veículos presentes em quase todos os desenhos têm um motivo especial. “Amo Hot Wheels, por isso desenho carro toda hora”, afirma.
Gabriel fez questão de demonstrar a felicidade em receber o cartunista Edra. “Estou muito feliz, aprendendo a desenhar com ele, me explicando as coisas, está me inspirando mais. Eu fiz uma lembrancinha para ele. Tinha o sonho de conhecer um cartunista, quando fiquei sabendo que nossa cidade tinha mais cartunistas como eu”.
EDRA
Para Edra, ver Gabriel desenhando foi como uma viagem ao passado, recordando dele ainda menino, iniciando seus passos como cartunista. Ele afirma que é importante incentivar novos talentos na cidade. “Legal saber que querem conhecer o trabalho da gente, trocar uma ideia. Às vezes a criança tem um dom e aquele universo do desenho para ela é tão distante, o trabalho de outros autores como o próprio autor, então essa aproximação com certeza serve de estímulo. Até para mim que estou na estrada há muito tempo”.
Com um olhar profissional e de quem tem grande experiência na área, já foi possível perceber que o estudante tem talento.
“Estou realmente encantado com a questão de percepção, perspectiva, cenário, personagens em primeiro plano e segundo plano. E, sobretudo, ele já tem tudo pronto em sua mente, faz de forma direta, poucos artistas têm essa capacidade. Muitos têm que pensar, refazer e ele já vem com tudo pronto, fiquei admirado com a qualidade do traço, a desenvoltura do tema e a rapidez com que ele faz de forma muito natural”.
Aos 12 anos, Gabriel tem traços firmes e demonstra que realmente tem amor pelo que faz, como enfatiza o cartunista. “Muito novo, até fico tentando fazer um paralelo com o meu início, mas acho que eu não tinha esse potencial (risos). A vontade de desenhar já é coisa da criança e com o exercício ela pode se aperfeiçoar. Mas, para quem já nasce com esse talento, a velocidade de aprendizagem vai ser muito grande. Parabenizo a professora e direção da escola de abrir esse espaço, incentivar e com certeza com apoio da imprensa, difundindo esse trabalho, talvez possam surgir oportunidades de viabilizar estudo mais aprimorado, para ele desenvolver esse dom que Deus lhe deu”.
Após o encontro dos desenhistas, a expectativa agora é de que outras pessoas se sensibilizem com a história de Gabriel e contribuam com a sua profissionalização. “Fiquei muito feliz de vê-lo desenhando ao vivo e mais surpreso de no ato do desenho, ele dizer que era pra mim, de presente. Vou guardar com muito carinho e como registro, tenho certeza que daqui um tempo o Gabriel vai alcançar sucesso dentro dessa área e dentro do possível quero estar sempre por perto para acompanhar, porque agora que nos conhecemos somos grandes amigos e atuando na mesma área”, finaliza Edra.
Fonte: Diário de Caratinga
Gabriel com o cartunista Edra, a Diretora Elaine e Professora Elisete. |
Edra ganhou o desenho feito pelo Gabriel e retribui com livros e revistas de sua autoria |
Edra deu uma s dicas para o Gabriel |
Nenhum comentário:
Postar um comentário