Livro "A Saga de Um Cartunista na Terra de Ziraldo" |
Caratinga já me deu, régua e compasso...
Meus pais e meus três irmãos, são naturais de Carangola (MG). Eu sou o filho caçula, o único caratinguense da gema, da minha família. E tenho muito orgulho disso.
Portanto, não tenho raiz aqui na santa terrinha. Sou uma semente que foi lançada, com muito amor, numa casinha a beira da antiga rio-bahia, onde vivi uma infância maravilhosa, sob a sombra da Itaúna, bem próximo, de onde é hoje, o Monumento do Menino Maluquinho, na BR 116.
Sempre gostei muito de desenhar. Por conta disso tenho boas lembranças do meu tempo de escola, onde me destacava e tinha contratempos também. Mas isso é uma outra história...kkk Aproveitando do meu dom de criança, aos 15 anos arrumei o meu primeiro emprego como Desenhista Arquitetônico no Escritório de Engenharia do Dr. Nelson Caldas Ribeiro e do Leonil Valadão. Profissão que mantive quando me mudei para Brasília, três anos depois.
Nesse período, muito afeito à leitura de jornais, as charges me chamavam mais atenção do que as revistas em quadrinhos. Não demorou muito e comecei a criar as minhas. Ficavam catalogadas numa pasta que eu, por timidez, não mostrava pra ninguém. Mas já havia descoberto o que eu mais queria: ser um cartunista.
Foi com essa pasta debaixo do braço que saí em busca do meu sonho. Aos 20 anos voltei radicar em Brasília e comecei a trabalhar como chargista no Correio Braziliense, um dos maiores jornais do país. Por lá, ao longo de 12 anos, eu tive a formação profissional na minha nova atividade. O Danilinho se transformou no EDRA. Nas idas e vindas, entre Brasília e Caratinga, militei nessa área até a mudança, em definitivo, para minha para terra natal.
No percurso, não tive como escapar do peso de ser um cartunista nascido na mesma terra do Ziraldo. Mas trilhei o meu caminho, lutei pelo meu espaço e, com todos os percalços, tive muitas conquistas. Dentre elas, fui coroado pelo destino, e abençoado por Deus, de editar um livro em homenagem a esse mestre, referência do humor gráfico internacional e ícone da nossa cultura.
A proposta desse livro(*) é fazer o registro do início dessa trajetória que, pela contingência da profissão escolhida, eu tive que sair para um grande centro e deixar a minha cidade. E que, o amor que nutro por essa cidade, sempre me trouxe de volta. Eu voltei, agora pra ficar..
(*) Texto de Apresentação do livro: A Saga de Um Cartunista na Terra de Ziraldo
Livro traz o registro do início de minha trajetória de cartunista |
Nenhum comentário:
Postar um comentário