terça-feira, 29 de agosto de 2017

Noite de Muita Cultura No Instituto Hélio Amaral

Galeria de caricaturas de destaques da cultura de Caratinga

Instituto Hélio Amaral apresenta nesta quinta-feira (31) 
Gibiteca, galerias e livro ‘Caratinga, Meu Pedaço de Brasil’, 
em parceria com  o  cartunista Edra 

CARATINGA- Nesta quinta-feira (31), o Instituto Hélio Amaral (IHA) realizará um coquetel de lançamento do livreto ‘Caratinga, Meu Pedaço de Brasil’, de autoria do cartunista Edra e inaugurações de novas galerias e expositores. 
O evento contará com apresentação musical de Analígia e Nathan Vieira, além de apresentação do Coral São João Batista, a partir das 19h30. 
A Gibiteca ‘A Turma do Pererê’ e a Galeria Fotográfica de Artistas e Escritores de Caratinga são uma doação da Estação Cultural de Caratinga. Já as galerias de Caricaturas de Personalidades (que faz parte do livro ‘Caratinga de todos os dons’ e do Patrimônio Histórico e Cultural de Caratinga (que compõe o livro ‘Caratinga, meu pedaço de Brasil’); foram produzidas especificamente por Edra, para o Instituto. 

DIA HISTÓRICO 

Professor Hélio Amaral, diretor do IHA, considera que o lançamento e inauguração farão parte de um dia histórico. “Estou me lembrando porque gosto muito de história. 31 de agosto foi o dia que morreu uma das mulheres mais bonitas do mundo, um desastre em Paris, a princesa de Gales, conhecida como Lady Di. Vamos inaugurar aqui nesse dia cheio de história esta riqueza. Além das exposições e galerias vamos inaugurar essa gibiteca que, salvo engano, é a maior e mais importante de Caratinga. Não sei se na cidade tem outra igual. 
Quem vier vai ter a oportunidade também de nos ouvir um pouco, a falar sobre tudo isso. Temos a presença da Irmã Ana Lúcia, minha irmã, que foi por 16 anos diretora das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, que hoje é a Funec (Fundação Educacional de Caratinga); foi diretora da Escola Menino Jesus de Praga durante 16 anos, que deu àquela escola o molde que tem até hoje de ser uma das melhores de Minas Gerais. 
O Instituto está muito orgulhoso de estar fazendo essa exposição”. Todo o acervo estará à disposição para visitação das escolas. Por isso, Hélio Amaral destaca a importância do trabalho que é feito pelo Instituto desde sua inauguração, há pelo menos 15 anos. “As escolas que visitam têm a oportunidade de ser acompanhados geralmente por mim, pela minha irmã quando está aqui, pois ela mora em Belo Horizonte; ou por algum dos funcionários. Nós explicamos tudo e respondemos todas as dúvidas dos estudantes. Queremos que os estudantes saiam daqui com acréscimo cultural para a vida deles. Sempre aprendem alguma coisa aqui, porque a riqueza cultural nossa de preservação é muito grande, falo isso com orgulho. É um patrimônio para a cidade de Caratinga. As escolas todas estão convidadas, vamos tentar entrar em contato e mandar os folhetos para que possam vir”. 

CULTURA VALORIZADA 

“Venho montando essa gibiteca desde a década de 90. E a tendência agora é ampliar porque vou entrar em contato com amigos meus que produzem história em quadrinhos, para fazerem mais doações, porque agora temos espaço pra isso”. 
As palavras de Edra demonstram o cuidado de colecionador e a valorização da cultura. De acordo com o cartunista, a importância de todo este material ofertado ao IHA, é justamente de resgatar a história, valorizando as pessoas que produzem e fazem cultura em Caratinga. “Esse espaço que será inaugurado vem também contemplar um trabalho árduo que o doutor Hélio mantém aqui nessa casa, um espaço maravilhoso que Caratinga precisa despertar. É importante que os professores e diretores de escola façam o trabalho de agendarem e trazerem os alunos pra cá. Vai ficar uma riqueza maior, tem muita coisa bonita e bacana. 
Caratinga tem que despertar a atenção a atenção para o Instituto Hélio Amaral, assim como a Casa Ziraldo de Cultura e o Casarão das Artes, que são instituições que dão vazão à nossa produção. Todo artista quando produz alguma coisa quer que o público possa ter acesso à sua obra”. 

LANÇAMENTO

Sobre o seu novo lançamento, o livreto ‘Caratinga, Meu Pedaço de Brasil’, ele explica que a obra busca incentivar o conhecimento, sobretudo, das crianças sobre os patrimônios de Caratinga. 
“Foi feito em forma de desenho, para ficar mais artístico e mais atrativo. Nesse livreto vem além dos desenhos feitos dos patrimônios culturais e históricos de Caratinga materiais e imateriais, com os textos ao lado. É um trabalho de pesquisa, consulta e registro muito importante para a nossa cidade. 
Quando fiz esse trabalho dos desenhos sempre com um texto explicativo específico àquele patrimônio retratado é para a criança ter o acesso, o conhecimento e desde cedo passar a valorizar o que Caratinga tem de bom. 
Por outro lado, o desenho tem esse poder de atração, a força visual além de atrair, a sua mensagem atinge um nível maior de pessoas, inclusive até aquelas que não têm acesso à leitura. Atrai o conhecimento. Resumindo, o livro é uma declaração de amor a Caratinga”, afirma Edra. 
O cartunista finaliza deixando um convite para que a população prestigie o evento e acompanhe o trabalho realizado pelo Instituto Hélio Amaral. “As galerias daqui têm a projeção de anualmente serem ampliadas, haja vista que em Caratinga se produz muito, tem muita gente de talentos. Muita gente ficou de fora dessa primeira remessa e com certeza vão ser homenageados nas exposições vindouras. 
Convido o pessoal de Caratinga a prestigiar esse momento importante e histórico da nossa cultura. Vai ser uma noite muito rica. Uma oportunidade muito rica de visitar o Instituto e criar esse hábito, de forma contínua”.

Fonte: Diário de Caratinga / edição de 29/08/17

Acervo da Gibiteca "A Turma do Pererê"

Dr. Hélio Amaral e o Produtor Cultural, Edra

Nenhum comentário:

Postar um comentário