sábado, 19 de setembro de 2020

Cartunista Edra e os "Seus Rabiscos Confinados" / 2020


 

    Diante das inquietações, ansiedades, limitações e as inseguranças causadas com o ataque avassalador da Covid-19, o cartunista Edra, tomado por essa comoção, logo no início do isolamento social, do nada, pegou uma caneta esferográfica e começou a rabiscar nas folhas em branco que estavam ao seu alcance. De forma despretensiosa, sem esboço, sem a mínima idéia do que iria sair naqueles desenhos de traços rápidos e intuitivos. Até agora totalizam mais de 300 desenhos com uma diversidades de estilos e de características que até então ele nunca havia praticado. Nada ligado aos cartuns, charges e quadrinhos, no exercício de 40 anos na profissão de cartunista, completados em janeiro deste ano.
    “É a força da arte em nossas vidas. Foi uma forma de preencher o vazio, servindo de válvulas de escape, amenizando a minha tensão. Para mim foi uma grande surpresa. Cada figura abre um leque de interpretações que, ao mesmo tempo, levam a reflexões, manifestam emoções coletivas e os mais variados sentimentos: AGONIA, SAUDADES, SOFRIMENTO, ESPERANÇA, PAVOR, MEDO, FÉ, DETERMINAÇÃO, ANGUSTIA, SUAVIDADE, RANCOR, ALEGRIA, EROTISMO, FRAGILIDADE, FORÇA... São traços que vieram da alma e ilustram um momento muito triste na história da humanidade e que está atingindo o nosso planeta”, nos revela o artista. 
    O resultado desta nova experiência na vida do Edra, serão a realização de uma exposição e publicação de um livro com parte dos seus rabiscos. Além das mais de 100 imagens que irão compor o livro, a edição terá participação de amigos do autor, escritores, poetas, amantes das letras, profissionais dos mais variados segmentos, com mensagens através de poemas, versos, poesias, frases, depoimentos, expressando as suas opiniões e ou descrevendo as suas experiências pessoais diante desta pandemia.









Diário de Caratinga / 20 de setembro de 2020

2 comentários:

  1. Ah! Como me diverti refletindo durante a pandemia diariamente com os rabisco de Edra... Fantástica viagem nesse talento da terra, uma ilha que as redes sociais proporcionam. Show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras. Grande abraço, amigo Ridley

      Excluir