segunda-feira, 28 de maio de 2018

“Um Ídolo Sendo Homenageado Por um Discípulo”

A trupe: Edra, Zélio, Ziraldo e Ique

Edra fala sobre repercussão do livro ‘Ao Mestre com Carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas’ 


CARATINGA- Desde que concebeu e entregou o livro ‘Ao Mestre com Carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas’, o cartunista Edra tem vivido um momento ímpar em sua carreira. O desafio de reunir um verdadeiro time de cartunistas para homenagear o pai do Menino Maluquinho, com uma obra publicada pela editora Melhoramentos ficou conhecido por todo o País.


Livro está repercutindo em diversos órgãos da imprensa


O livro foi pauta de diversos órgãos de imprensa. Na lista dos jornais que fizeram reportagem sobre o livro estão Correio Braziliense (DF), O Liberal (PA), Diário do Grande ABC (SP), A Crítica (AM), A Gazeta de Cuiabá (MT), Diário do Nordeste (CE), O Tempo (MG), O Estado de Minas (MG), O Popular (GO) e Revista Isto É; além de dezenas de sites. 
 Tamanha repercussão ainda alcançou lançamentos, que já estão agendados em Belo Horizonte para os dias 29 de maio, às 19h, Livraria Leitira, no BH Shopping e 30 e 31 de maio, com uma participação no FIQ-BH – Festival Internacional de Quadrinhos de BH. Já em Belém (PA), participará nos dias 1° e 2 de junho, respectivamente, como membro da Comissão Julgadora do X Festival de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço e com uma participação no Debate com o tema: O Brasil na ponta do lápis – Censura e Crise dos jornais impressos / X Festival de Humor da Amazônia. E no dia 3 de junho, o lançamento do livro e noite de autógrafos será na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro. 

Em entrevista ao DIÁRIO DE CARATINGA, Edra comenta a repercussão do trabalho e revela se tem lançamento previsto na cidade.

 Muitos veículos de imprensa pelo País têm dedicado páginas inteiras para falar sobre o livro. Como você tem visto toda essa repercussão? 
 Sinceramente, pra mim não surpreendeu. Pelo peso do nome do Ziraldo, a importância do momento da comemoração de seus 85 anos, pela participação de feras da caricatura, pelo caráter biográfico, detalhado e ricamente ilustrado, do livro. Soma-se a tudo isso, o esmero na produção pela Editora Melhoramentos. 

 A que você atribui todo este impacto provocado pela obra? 
 Sem a menor dúvida é o carisma e popularidade do homenageado, que tem uma legião de fãs por todo Brasil, conquistada pela grandiosidade de sua obra, que fascina crianças, jovens e adultos, há várias gerações. O caratinguense, em sua maioria, não tem ideia exata de que o nome do Ziraldo representa para a cultura e literatura brasileira. 
 Temos também a participação de humorista Jô soares, Maurício de Souza, Aroeira, Quinho, Ique, Chico e Paulo Caruso que se juntam a uma seleção de cartunistas de renome nacional, de grande prestígio em seus estados de origem. O nome da Editora Melhoramentos, que é a mesma do Ziraldo, com certeza tem também uma boa parcela desse sucesso, diante da credibilidade de suas publicações juntos às livrarias e os leitores. 

 Onde as pessoas podem adquirir o livro? 
 Nas principais livrarias de todo país e, virtualmente, em diversos sites. Há expectativa de lançamento em Caratinga? A proposta inicial era fazer o primeiro lançamento aqui em Caratinga. Fiz a sugestão para a Melhoramentos que achou a proposta pertinente e topou de imediato, mas infelizmente não foi possível. Está sendo sinalizada a possibilidade de lançar na festa de aniversário da cidade. 

 Lançamento em BH Livro pronto, colhendo frutos do sucesso. Qual é o sentimento? 
 A execução desse trabalho foi algo carregado de muita emoção por tudo que se envolve, profissionalmente e pessoalmente. Um ídolo sendo homenageado por um discípulo. Fiz tudo com muita dedicação e carinho. Durante esse processo de criação, passou um filme na minha cabeça. Os meus sonhos e as minhas realizações. Tudo que envolve a minha profissão até aqui. Após um longo e árduo período, vencendo etapa por etapa que me foi imposta, quando me deparei com o resultado final eu gostei muito. Consegui fazer uma homenagem a altura da importância do homenageado. Os artistas participantes foram muito receptivos e, como profissionais de alto gabarito que são, elogiaram muito a publicação. Estou muito feliz e realizado. Me sinto coroado pelo destino e abençoado por Deus por essa concretização.

Fonte: Diário de Caratinga - edição de 27 / 05/ 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário